A Tecnologia como aliada

dia 13/03/2010



"Um menino caminha e caminhando chega no muro
e ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está. e o futuro é uma astronave que tentamos pilotar...” (Aquarela)

Computador, tecnologia e muita informação. Ser criança hoje em dia é algo bem diferente do que era há uma década. Nascer em meio a um mundo já pronto e buscar meios de interação com ele faz parte da realidade de muitas crianças paulistanas. Hoje, o telefone feito com latas e barbante é deixado de lado e trocado pela tecnologia oferecido por sites de relacionamento.

Em recente pesquisa realizada pelo Ibope NetRatings foi constatado que as crianças brasileiras são as que mais se conectam a internet e possuem amigos virtuais. Tudo isso desperta um novo olhar, uma nova forma de enxergar questões ao seu redor e tomar partido delas.

E porque não alinhar tecnologia a educação?

Todos os aparatos tecnológicos que já fazem parte do universo infantil quando usado com fim pedagógico trazem experiências ricas e lúdicas.Quando fornecemos equipamentos que permitem a estas crianças registrar a sua percepção de mundo, seja através da fotografia ou do áudio visual, o resultado é que o que poderia ser mais uma tradicional aula limitada a uma sala, torna-se algo prazeroso onde a criatividade flui e eles operam, constroem, aprendem e, principalmente, se divertem.

Acredito que vem chegando aí uma geração com um novo olhar no que diz respeito a compreensão do mundo. Crianças que, como diz a musica no começo do post, já se depararam com o muro e agora o salta em direção a um futuro cheio de possibilidades e riquezas que se os profissionais da educação atentarem para isso, o gosto pela aprendizagem se tornará cada vez mais vivo.

0 comentários: