As lições que os filmes dão

dia 13/03/2010



Particularmente, tenho o estranho hábito de comparar as situações corriqueiras do dia-a-dia às vezes com futebol, às vezes com filmes que eu já vi. Além de ambas as “artes” serem caricaturas da vida, também é inegável que em vários momentos elas trazem lições de como se comportar em algumas situações.

Com relação a filmes, digo sem medo de errar, que entre todos que já vi nenhum se compara ao “O poderoso Chefão”, afirmo até que ver o filme e ler a obra literária em que foi baseado deveria ser obrigatório na escola. Porque desse exagero todo? Simples, mais que uma simples história sobre a máfia italiana, o tema central da história para mim é a família, e Don Corleone desempenha seu papel de patriarca destilando todo sua sabedoria em frases marcantes .

“Mantenha seus amigos pertos, e os inimigos mais pertos ainda”, que raios teria haver essa frase com educação? Simples oras, para se fazer uma analogia não é preciso usar o sentido literal da frase, sendo assim nessa experiência como educador fica claro que o nosso papel dentro de sala de aula é dar atenção e manter próximo sim àquele jovem que presta atenção é interessado a participativo .

No entanto o nosso principal alvo deve ser justamente aquele que demonstra pouco interessem faz “bagunça” e não presta atenção, este precisa ser conquistado pela proposta e trazermos junto, caso contrário além do risco deste fazer a proposta cair por terra, teremos fracassado no papel que nos cabe, sendo só mais um “tio” que passou por lá e nada acrescentou.

0 comentários: